Ensinar o 2º idioma na infância?   Leave a comment

“É frequente a pergunta…como ensinar-lhes esse segundo idioma?

Se uma criança aprende desde uma curta idade um segundo idioma dominará com mais facilidade a linguagem do que aqueles que são introduzidos a ela aos seis ou sete anos. Além disso, se a criança começa a estudar uma segunda língua depois dos dez anos de idade, dificilmente conseguiremos que consiga adquirir um conhecimento quase nativo da mesma.
Nos primeiros anos, as crianças não têm dificuldades para assimilar uma língua nova, pois absorvem todo o tipo de conhecimentos como se fossem uma esponja.
Segundo nos revelam alguns estudos neurológicos, quando somos crianças podemos aprender duas línguas ao mesmo tempo e ambas são recolhidas na mesma área do cérebro. No entanto, quando a aprendizagem se leva a cabo sendo as crianças mais crescidas, o segundo idioma é recolhido por uma zona cerebral diferente da do idioma materno.
As crianças que são expostas de forma precoce a um segundo idioma crescem adquirindo os dois idiomas como línguas compartimentadas, não existindo o risco de contaminação linguística. Por este motivo é recomendável começar o mais cedo possível, e sobretudo de uma forma divertida.
É provável que a criança ao aprender duas línguas ao mesmo tempo vá adquirindo mais lentamente o léxico de cada uma delas, mas em pouco tempo se porá em dia. O mais importante para estimular a criança na aprendizagem de uma segunda língua é que esta se faça de uma forma interessante, com contos, jogos, canções, etc.

QUANDO O SEGUNDO IDIOMA SE APRENDE EM CASA:

Em muitas ocasiões os pais possuem idiomas maternos diferentes. Por exemplo, no caso de que um dos progenitores seja espanhol e o outro tenha como língua materna o inglês. Neste caso:

-Os pais em nenhum momento falarão à criança em qualquer dos idiomas como se fossem crianças.
-Devemos ensinar as coisas à criança de uma forma clara, e explicar-lhe todas as dúvidas que tenha.
-Os pais tentarão sempre ensinar à criança o idioma que melhor dominem.

QUANDO O SEGUNDO IDIOMA SE APRENDE NA ESCOLA

Cada vez são mais as escolas que adoptam no seu programa educativo o ensino de um segundo idioma na educação infantil. Isto deve-se ao facto de que muitos estudos demonstram que quanto mais precocemente se ensinar à criança um segundo idioma, melhor esta o aprenderá.
Se os pais optam que a criança comece desde cedo a adquirir o código linguístico de outra língua, mas nenhum dos progenitores é nativo da mesma, devem ter em conta a importância da escola para a criança. Neste caso, poderão escolher diferentes opções de escolas.

Opções a ter em conta:

-O sistema educativo espanhol incorpora o segundo idioma no ensino primário, isto é, aos oito anos de idade.
-Algumas escolas optam por introduzir o ensino de outra língua a partir da educação infantil, ou seja, desde os três anos de idade.
-Em alguns casos, existem escolas públicas que têm carácter bilingue. Aqui, a intenção é que a criança possa utilizar dois códigos linguísticos com a mesma eficácia. Não apenas para comunicar, mas também para que a criança consiga “pensar” em ambas as línguas.

Esta mudança no sistema educativo, já que anteriormente o ensino do segundo idioma não se dava até aos três últimos anos da escolaridade obrigatória, revela a importância de que a criança aprenda quanto antes outro idioma, para que o domine desde bem cedo. É importante ter em conta que a aprendizagem de outra língua dura anos, e por isso a aprendizagem precoce contribui de maneira substancial para que a criança a domine correctamente.”

 

Posted Outubro 8, 2010 by infantilidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: