Caprichosos com a comida-parte 2   Leave a comment

“São muitos os pais e educadores que se queixam da atitude das suas crianças à hora das refeições. Que atitude tomar no caso de não os conseguirmos convencer?
É muito difícil convencer as crianças para que comam de tudo. As crianças rejeitam geralmente grupos de alimentos de forma global, como as verduras e os peixes, que são os menos populares.
Rejeitam-nos como grupo, sem mais, mas entre todas as variedades e possíveis preparações destes grupos de alimentos existem sabores que são do seu agrado, ou que suportam, mas não chegam a saber por que os rejeitam de forma global: “São verduras (ou peixe), Puá!”.

Agora abordemos esta questão desde outro ponto de vista:

São poucas as crianças que não gostam de sobremesas, mas dentro de toda a variedade de sobremesas existem sempre uma pela qual não nutrem grande simpatia; por outro lado não rejeitam o grupo, uma vez que gostam da maioria delas.

Então: Que fazer?

É aqui que entra em jogo a imaginação do cozinheiro/a. Retomemos o exemplo das verduras: entre todas as variedades de verduras, há algumas que são do agrado das crianças, seja no seu estado natural, preparadas de uma forma especial ou camufladas com outros alimentos.
Variando a forma da sua apresentação trataremos de conseguir que aceitem o grupo de alimentos problemático, ou que pelo menos o suportem. Devemos deixar que seja a criança a decidir a forma de preparação que mais lhe agrada. O cozinheiro/a deve tratar de ampliar a variedade de apresentações de um alimento para que a criança possa escolher o sabor que mais lhe agrade.
Não é o mesmo preparar acelgas refogadas, em pudim, fritas, em salada, misturadas com frango e batatas, etc… É uma questão de ir provando, e algumas das preparações serão mais do agrado de umas crianças que outras, e assim conseguiremos que adquira certo gosto pelos elementos do grupo problemático de alimentos.”

Posted Outubro 8, 2010 by infantilidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: