Ajuda-los a ser crescidos…   2 comments

As crianças reparam em todos os detalhes. Tratam de imitar o que pai e mãe fazem… Querem sentir-se úteis!

 

 

“Por tentarem colaborar em tudo o que podem: colocando a toalha na mesa, limpando o pó, ou simplesmente ordenando os seus brinquedos, devemos deixar que a sua imaginação e a sua vontade de aprender com os mais velhos se desenvolva naturalmente. Não devemos roubar-lhes a ilusão, nem a sua atitude empreendedora…

A alegria e a destreza que têm as crianças para imitar os adultos surpreende sempre os pais. Este impulso de imitação é muito habitual no desenvolvimento infantil, e manifesta-se em quase todos os jogos.

Quando as crianças começam a dar-se conta do que as rodeia, desperta a sua capacidade para se interessarem pelo que realmente as atrai ou lhes chama a atenção. A partir dos 2 ou 3 anos, aproximadamente, os pais são o seu principal ponto de mira.

Quando as acções e as atitudes dos adultos lhes resultam atraentes, tentam por todos os meios fazer o mesmo que eles. Gostam de se sentir úteis perante os seus pais. Assim as crianças vão-se preparando lentamente para as suas futuras tarefas: levar dinheiro para casa, ser uma boa mamã, ou simplesmente converter-se num adulto simpático ou resmungão.

Não é surpreendente que uma criança que passa todo o dia com a sua mãe, vendo como se fazem os trabalhos domésticos, manifeste aos 2 anos um vivo interesse por fazer o mesmo que a sua mãe: lavar, passar a ferro, varrer, etc.

Muitas vezes, as mães não reparam na vontade que desperdiçam ao não aceitar nesses momentos a ajuda dos seus filhos. Por isso devemos evitar menosprezar o trabalho das crianças. A criança aprende que a ajuda é um jogo que diverte e põem contente a mamã, e será muito natural que quando cresça assuma os seus pequenos deveres sem pensar que a obrigação de ajudar é algo pesado.

PEQUENOS CONSELHOS:

– Devemos sempre procurar fazer com que a aprendizagem para elas seja sempre um jogo, para que lhes seja mais fácil entendê-lo.
– Nunca devemos menosprezar a sua intenção de nos ajudar, uma vez que a nossa opinião, boa ou má, ficará registada na sua memória.
– Se o seu filho ou filha tentam ajudar nas tarefas caseiras, não os impeça. O mesmo se passa se a sua filha se sente atraída pelo carro dos bombeiros e deixa os irmãos brincar com as bonecas durante algum tempo.

É muito importante que os pais evitem os típicos preconceitos repressivos sobre aquelas actividades só para rapazes e só para raparigas, e vice-versa. Devemos evitar fazer distinções de sexo para conseguir um desenvolvimento muito mais equilibrado da criança.

Logo que a criança seja capaz de mover-se com autonomia, os papás podem ensiná-la a ordenar as suas coisas. Depois de algum tempo esta actividade será para a criança como um ritual a que terá colhido carinho, e terá cuidado para que as coisas se encontrem sempre bem colocadas e no mesmo lugar.

Neste jogo da ordem, os pais podem converter-se nos seus companheiros de jogo preferidos, bastando alguns minutos de tempo, e ouvir enquanto vão ordenando as coisas para saber como as crianças desfrutaram de cada um dos seus brinquedos. Esta atitude reforçará consideravelmente o contacto entre o pai, a mãe e a criança.

Posted Outubro 8, 2010 by infantilidade

2 responses to “Ajuda-los a ser crescidos…

Subscribe to comments with RSS.

  1. espero que tenham artigos interessantes para nos ajudar no trabalho de educaçaõ especialmente para creche onde existe pouca bibliografia para recurso. o vosso tema de fundo é engraçado mas não permite uma boa leitura do artigo o que é pena . parabéns e boa sorte.

    • Olá! Quanto aos artigos, publicarei com certeza até porque eu trabalhei sempre mais em creche do que em pré e para além de gostar mais, tenho muito material que partilharei!
      Em relação ao tema de fundo, todos os visitantes dizem o mesmo, mas o blogue é muito recente e eu ainda não sei alterar, mas tenho um colega que certamente conseguirá alterar isto o mais rápido possível. Pedimos desculpa, mas em breve estará a funcionar melhor!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: