Agressividade infantil   1 comment

“Quando pensamos em crianças, logo associamos à imagem angelical de pureza e doçura. Por isso causa-nos grande espanto e desorientação ver atitudes agressivas em crianças pequenas.
A agressividade é uma força instintiva, como outras são inatas em todos os seres humanos. Especialmente a criança, expressa tudo o que é mais essencial do ser humano, uma vez que ela ainda não completou o seu amadurecimento moral e intelectual, ou seja, ela não tem recursos próprios para se relacionar com o mundo. Assim, nas crianças percebemos as características essenciais e instintivas do ser humano como a agressividade, porém é individual de cada uma como e o quanto esta se manifesta.

Como Lidar

Diante de uma criança que expressa uma agressividade excessiva, devemos compreender o contexto em que isso ocorre. O primeiro passo é verificar se existe em seu convívio familiar e escolar, algum factor que esteja a estimular a reacção agressiva. Se esse for o caso, os adultos podem orientar a criança a ter atitudes alternativas para resolver a situação, se for necessário o próprio adulto poderá interferir na situação.
Em crianças que tem como característica pessoal uma força agressiva intensa, os pais podem proporcionar-lhes oportunidades de direccionar essa força para um caminho produtivo como actividades artísticas ou nos desportos.

 

 

 

Um Alerta

A criança que tem características que não correspondem às expectativas dos pais, familiares e professores encontrará muitas dificuldades no seu desenvolvimento caso os adultos do seu convívio a tratem como uma criança problema, estranha e indesejável, pois isso prejudica ainda mais a possibilidade dela se aceitar da forma que é e tornar-se uma pessoa saudável.
Saudável não é a criança que age e se comporta segundo os padrões que nós estabelecemos. Saudável é a criança de bem com ela mesma e de bem com a vida.”

Posted Outubro 8, 2010 by infantilidade

One response to “Agressividade infantil

Subscribe to comments with RSS.

  1. Este texto está realmente interessante. Tem valor.
    uma vez mais digo que é pena que os gráficos do sitio estejam desadequados a uma fácil leitura. tal como comentei anteriormente, há que melhorar isto…!
    Continuem o trabalho. Felicidades para este vosso sítio… E esperem por ideias… Elas existem na cabeça de muita gente. Falta é coragem para avançar. Parabéns pela coragem…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: