A hora de deitar   2 comments

Depois de um dia esgotante… Por fim a cama! É o momento mais esperado pelos adultos, mas não pela maioria das crianças

 

“Para algumas crianças é um verdadeiro tormento. É então que acontecem os choros, os berros e a vontade de ouvir um conto. Chega a eterna luta entre pais e filhos.
Deitar uma criança não é apenas isso, não consiste unicamente em acompanhá-la até ao quarto, metê-la na cama e dar-lhe um beijo de boas noites. Trata-se de um ritual muito complicado: é a hora de converter a criança revoltosa e brincalhona num anjinho tranquilo e pacífico. Ou seja, todo um… milagre! Nem todas as crianças necessitam das mesmas horas de descanso. Cada criança é um mundo, e necessita o seu tempo. Além disso, à medida que vai crescendo, a criança vai modificando o seu relógio de sono, e pode ser que seja necessário que se deite mais tarde ou que durma menos à hora da sesta. O importante é que descanse!
A vida moderna está sujeita à rotina: os mesmos horários, as mesmas caras, as mesmas actividades… A vida do lar costuma girar em volta das horas das refeições. Estas, por sua vez, estão determinadas pelos horários escolares e de trabalho da família. As crianças também se acostumam a essa rotina.
Á hora de ir para a cama, é muito importante que as crianças também sigam uma rotina. Assim conseguirão importantes benefícios. O que não é recomendado é manter as crianças despertas durante o dia.
Isso é o que pensam muitos pais, que estarão mais cansados e por isso lhes custará menos adormecer. Mas não é assim. Uma criança à qual se impede de dormir torna-se irritável, o que não facilita nada, antes piora a sua atitude. O importante é que os pais mantenham umas rotinas antes de deitar as crianças, para não as desconcertarem.
Outro tema que é importante não esquecer é o horário. Os pais devem manter-se firmes à hora de se deitarem, embora devam deixar que os seus filhos se vão habituando à ideia. Não haverá problemas se os avisarem com tempo!
Como diz um famoso ditado “Mais vale prevenir do que remediar”, por isso existem várias possibilidades para evitar o conflito:

– Conversar com elas um pouco antes de ir a cama. Assim criar-se-á um sentimento especial entre os mais pequenos e os pais. Também lhes podem cantar uma canção de embalar, ou contar-lhes um conto. Se se converte num evento especial, as crianças esperarão impacientes por esse momento.

– Inscrevê-las em actividades desportivas em que exercitem o seu corpo durante o dia. Desta forma as crianças acabarão esgotadas, e os seus corpos pedir-lhes-ão para irem para a cama.

– Limitar as suas sestas. Caso contrário, não terão sono à noite.

– Partilhar com eles experiências antes da hora de deitar. Desta forma evitar-se-á uma possível discussão.

– Fazer com que as crianças durmam o tempo que necessitam. Para tal, é necessário observá-las e ver como reagem quando dormem umas horas determinadas, quando dormem a sesta… Depois, podem estabelecer um programa de sono para fixar um horário.

Mas se o problema já surgiu, também há alguns conselhos para o solucionar:

– Seguir sempre os mesmos passos à hora de dormir, independentemente da hora que seja. Desta forma as crianças aprenderão o que se espera delas quando chegar o momento de irem para a cama.

– Seguir sempre a mesma rotina e pela mesma ordem. Por exemplo, tomar banho, lavar os dentes, e por último, vestir o pijama.

O que nunca se deve fazer é permitir às crianças que sejam elas a impor a sua hora de deitar. Também não devemos recordar-lhes o seu mau comportamento a noite anterior, e claro está, nunca recorrer às ameaças ou aos açoites. Tudo por um bom descanso. Feliz sono!”

Posted Outubro 8, 2010 by infantilidade

2 responses to “A hora de deitar

Subscribe to comments with RSS.

  1. Tanto neste documento como nos outros que já li, sugeria que mudassem a cor da letra, pois é muito difícil em certas zonas em que o fundo é mais claro.
    O meu bem haja e parabéns pelo excelente trabalho!

    • Obrigada pelo conselho. A verdade é que apercebi-me disso logo de inicio, mas também é verdade que não sei alterar o campo de fundo, mas tenho um colega que percebe melhor do que eu e logo que estejamos juntos ele alterará este tipo de “erros”. Entretanto já estou a seleccionar muito mais material, principalmente histórias em powerpoint e pdf para ler ás crianças através do computador porque eles adoram!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: